Olá, vamos falar hoje de um problema que assombram a maior parte dos clientes que usam impressoras adaptadas para o sistema DTF.
Primeiro devemos conhecer bem como é composta as partes de nossa impressora, especificamente sobre as tintas.
1 – Tanque de tinta.
Como o nome já diz ele serve para armazenar as tintas que irão para sua impressora.

2 – Agitador de tinta branca.
Na mesma imagem vemos o W (White) onde será colocado a tinta branca e acima do tanque vemos o agitador com controle de velocidade.
3 – Tubos ou mangueiras

4 – Dampers (cartuchos adaptavel)
No final da mangueira estão os Dampers
5 – Adaptador manifold (suporte para os dampers)
Aqui onde serão hospedados os Dampers.

6 – Cabeça de impressão.
Aqui está a cabeça sem o manifold.

Bom as peças principais são estas.
Por que minha impressora não está imprimindo ou estão com uma faixa branca na impressão?
Esse tipo de falha pode ocorrer por algumas questões:
1 – Reservatório sem tinta.
Sim isso pode acontecer de você não perceber pois como as tintas tingem o plástico do reservatório, você acaba não percebendo que a tinta acabou e logico que, sem tinta, sem imagem.
2 – Ar na mangueira de condução de tinta.
As vezes o sistema de tinta acaba criando bolhas de ar no sistema de mangueiras o que pode causar falhas na impressão, imagina que o tudo onde deveria estar cheio de tinta, tem uma bolha de ar, essa mesma bolha irá para o damper que também deveria estar cheio de tinta, mas agora tem uma bolha que por sua vez, falha ao jogar para a cabeça de impressão e como a frase acima, “sem tinta, sem imagem”.
3 – Agitador com falha.
Aqui a questão já é mais delicada.
A tinta branca é composta por uma química chamada dióxido de titânio que faz a sua pigmentação.
Esta composição química é densa e precisa ser agitada constantemente para que o produto não decante no fundo do recipiente.
Então sempre sugerimos que você agite muito bem o frasco antes de colocar a tinta no tanque e sempre verifique se seu agitador está funcionando e com uma velocidade considerável para que o produto esteja bem misturado.
Caso o agitador não esteja funcionando ou esteja com uma velocidade baixa, a sua cobertura irá sair “rala”, ou seja, sem pigmento, sem cobertura, parecendo transparente.
Obs: as vezes o seu misturador está fazendo barulho, mas não caia nessa, verifique se a pá está girando, pois pode ser que ela tenha quebrado dentro do recipiente e você não percebe.
4 – Tinta branca ainda está “rala” ou não está saindo.
Agora a questão e mais técnica, você se lembra do que eu disse sobre decantamento da tinta branca, pois bem isso pode acontecer com o Manifold.
O manifold que garante que a tinta seja distribuída de forma precisa e controlada para que não haja excesso na cabeça de impressão.
Quando paramos de imprimir a parte da tinta ainda permanece no manifold e quando por exemplo vamos embora, desligamos a máquina no final do dia, uma Sexta, essa tinta decanta e resíduos vão grudando nas vias, como nesta imagem abaixo de um manifold aberto.ó

E assim teremos mais um problema com a impressão ou sairá “rala” ou não sairá o branco.
5 – Riscos na impressão.
A cabeça de impressão trabalha com nano furos e trilhas separando as cores conforme ilustrado nesta imagem abaixo:

Se um destes nano furos estiver entupido, a imagem sairá com umas linhas brancas com espaçamentos iguais pela ausência da tinta, conforme imagem ilustrada abaixo.
Pode ocorrer também você sentir falta da presença de alguma cor, mas ai, pode ser um dos problemas anteriores e até o entupimento total da trilha daquela cor na cabeça de impressão.

Algumas soluções você mesmo pode fazer, uns você terá que ter um pouco de conhecimento técnico.
Exemplo:
– Verifique periodicamente se tem tinta no recipiente.
– Se você perceber ar na mangueira, tire-a do damper e puxe com uma seringa até eliminar todas as bolhas. Caso esteja no damper, use a seringa para puxar toda a tinta até eliminar as bolhas também.

– Caso o agitador esteja parado, para suas impressões imediatamente, troque-o ou tente resolver o problema consertando.
– Percebeu algum tipo de entupimento, pare as impressões e faça uma limpeza profunda com uma solução de limpeza para cabeça de impressão.
Você terá que eliminar toda a tinta do circuito da impressora, isso limpará tanto o manifold quanto a cabeça de impressão. Existem alguns vídeos na internet que explicam esse procedimento.
– Os riscos você pode resolver com uma limpeza de cabeça de impressão que normalmente vem nos softwares, mas caso não resolva aí terá que fazer o procedimento acima.
Uma informação bem útil para você que tem pouco conhecimento em DTF.
Cabeças de impressão duram no máximo um ano e quando se produz em ritmo muito grande, com 6 meses ela pode começar a parar de imprimir, mas antes disso, a cabeça costuma funcionar com a ajustes irregulares. Se o ajuste for para mais camadas, a tinta esguicha e borra a impressão, se o ajuste está médio, a impressão sai com ondas, se o ajuste está com poucas camadas, a tinta não sai. Na cabeça, cada saída tem seu ajuste de camadas, por isso que pode acontecer diversas falhas na impressão inclusive o fácil entupimento.
Procure produtos com qualidade, não vá somente pelo valor, procure saber a procedência, fale com seu vendedor, veja se ele tem relatos de clientes falando sobre seus produtos.
Algumas empresas misturam suas tintas com solventes ou até mesmo com água para que renda mais e aí a má qualidade e os problemas começas a aparecer.
Esperamos que as informações aqui apresentadas tenham sido úteis.
Importante:
As orientações técnicas compartilhadas neste conteúdo têm caráter informativo. A aplicação prática de qualquer procedimento descrito deve ser realizada com conhecimento adequado. Ressaltamos que a responsabilidade pela execução correta é inteiramente do leitor ou profissional que optar por realizá-la.
Nossa empresa não se responsabiliza por danos, falhas ou prejuízos decorrentes da má utilização ou aplicação incorreta das instruções aqui fornecidas.